Como anda o seu networking? Você sabia que a rede de contatos é um dos pontos mais importantes para atrair novos clientes, seguidores e aumentar o reconhecimento do seu trabalho. Além disso, é um método muito importante para construir relações sólidas de mão dupla onde você terá suas vantagens, assim como as pessoas que tiverem contato com você, com o networking é possível encontrar parceiros, clientes e até oportunidades de trabalho.
O networking acaba sendo um método muito fácil de ser aplicado, mas que as pessoas acabam deixando de lado por receio e por não entenderem como funciona, devido a isso nesse artigo apresentaremos o que é o networking e como fazer dele um grande aliado nos negócios.
O que é networking
O networking é uma forma de manter uma rede de contatos com outras pessoas, empresas, lojas e marcas. Dessa forma se tem um suporte ao qual você pode recorrer quando precisar de serviços, informações e até mesmo divulgar o seu negócio.
O networking pode ser aplicado tanto empresas, quanto de forma pessoal e profissional, para criar sua própria rede você deve buscar por pessoas que tenham os mesmos interesses em comum com você ou com a sua marca. Para ter mais destaque inicialmente, uma boa alternativa é entrar em contato com um espaço de coworking que é um ambiente muito propício para criar redes tanto para empresas, quanto para carreira pessoal.
Supondo que você é um jornalista, lembrando que essa é uma das áreas que exige muito networking, então você cria a sua própria rede de contatos com outros jornalistas, publicitários e pessoas que estão no ramo da comunicação. Acaba surgindo uma vaga em um cargo muito bom em uma rede de televisão para cobrir um jornal à noite. Uma das pessoas que está na sua rede de contatos trabalha nesse jornal, nesse caso há grandes chances de ele acabar indicando você para essa vaga e falar bem sobre o seu trabalho, aumentando suas chances de entrar na empresa.
Entendeu como funciona o networking?
Qual a diferença entre network ou networking
Apesar de network e networking serem palavras bastante parecidas e seus significados não fugirem muito dessa linha, é preciso entender que o networking é o processo, enquanto a network é o resultado final. Veja quais são suas diferenças:
Networking
networking é uma palavra que define um trabalho realizado para criar conexões, ou seja, é um método do qual se utiliza para se encaixar dentro de um grupo onde você criará conexões profissionais;
Network
network é a palavra que define um grupo ou uma rede de pessoas que estão conectados de alguma forma devido a interesses profissionais ou alheios.
Importância do networking
Tenha sempre em mente a frase “quem não é visto, não é lembrado”, isso faz completo sentido quando se trata de networking.
Atualmente se tornou muito fácil encontrar pessoas e descobrir o talento delas até mesmo dentro da própria internet, as redes sociais e toda a tecnologia promovem isso de uma forma feroz. Então o que você precisa fazer é utilizar isso ao seu favor para se autopromover.
Investir no networking é uma forma bastante inteligente de você conseguir ter mais visibilidade e atrair o reconhecimento de outras pessoas sobre o seu trabalho ou a sua empresa, fazendo com que eles lembrem de você quando estiverem tratando de um assunto relacionado aquilo que envolve sua área, sendo umas das primeiras opções para as vagas ou então outras oportunidades.
Benefícios do networking
Evidentemente há diversos benefícios para quem utiliza o networking ao seu favor, mas para ficar mais claro separamos alguns dos principais deles em utilizar essa estratégia.
Networking para empresas
Networking empresarial é extremamente necessário para o crescimento da empresa, gerando novas parcerias e oportunidades de reconhecimento que irão colocar o nome da marca lá no topo, aumentando a influência e a visibilidade da marca entre as pessoas. Uma ótima forma de conseguir isso é em eventos corporativos e em espaços de coworking.
Veja quais são todos os benefícios:
- É criada uma rede de contatos extremamente útil para negociações e demais situações;
- Existe uma troca de mão dupla de experiências relevantes;
- As chances de crescimento da empresa aumentam;
- A visibilidade no mercado se torna muito maior;
- A suas conexões podem te ajudar a aprimorar os seus serviços e competências.
Networking pessoal
A para o perfil pessoal o networking atua como uma forma de se autopromover entre as pessoas e as empresas, participando de eventos, confraternizações e treinamentos que envolvam o seu nicho, sendo uma maneira excelente de se destacar caso você seja uma influencer ou então busque alavancar outra carreira. Veja a seguir todos os benefícios:
- Acontece o fortalecimento de conexões com pessoas e empresas;
- São compartilhadas novas ideias;
- É possível criar uma perspectiva diferente do mundo e das pessoas;
- Uma forma de alavancar a carreira profissional;
- As suas competências são notadas com mais facilidade;
- Sua confiança aumenta assim como seu posicionamento sobre determinados assuntos;
- Você cria relacionamentos duradouros com pessoas e empresas que podem ser extremamente úteis para o seu crescimento.
Como fazer networking
Para fazer o networking é preciso ter algo em mãos que te faça se destacar dentre as outras pessoas, de forma que você seja notado pelas pessoas que deseja incluir na sua rede de contatos. É possível mostrar isso com uma nova técnica de trabalho, boas experiências e até mesmo mostrando dedicação e desejo de crescimento.
O próximo passo é saber exatamente onde estão as pessoas que você precisa para sua rede, preferencialmente busque por aquelas que poderão agregar de alguma forma para sua vida profissional ou então para sua empresa, ou seja elas precisam ter isso em comum com você. Mas isso não quer dizer que elas não possam ser conhecidas, muito pelo contrário as pessoas para a sua rede de contato podem ser antigos colegas, vizinhos, conhecidos, amigos e demais pessoas. Bem como essa interação pode acontecer na universidade, em casa, salas de reuniões, confraternizações e demais ambientes.
Se atente também às redes sociais pois lá é possível criar uma boa e fortalecida rede de contato com os seus seguidores ou até com pessoas que você segue, então mostre sua relevância online também.
Exemplos de networking
Há diversas maneiras de fazer o networking, mas hoje separamos as mais simples para você ter uma base de por onde deve iniciar esse processo.
Eventos corporativos
Geralmente quando se fala em networking a primeira forma citada é para conseguir esses contatos em eventos corporativos que envolvam a área de atuação, essa é de fato uma das melhores maneiras de criar a sua rede. Acontece que nesses eventos você pode conversar com as pessoas pessoalmente e mostrar um pouco dos seus conhecimentos para elas se mostrarem relevantes.
Como fazer networking em eventos
Quando uma carreira ou uma empresa estão no início é necessário ser um pouco “cara de pau” e ter confiança em si mesmo para conseguir criar bons contatos. Entenda que se não for dessa forma, as pessoas não vão atrás de você para te conhecer e saber como é o seu trabalho, então quem precisa fazer é você. Para fazer tudo corretamente, siga algumas dicas práticas de como conseguir realizar networking em eventos corporativos:
- Não tenha medo de falar, tome iniciativa, deixe a vergonha de lado e converse com as pessoas;
- Antes de ir no evento conheça mais sobre ele, pesquise nas redes sociais e aproveite para dar uma stalkeada na lista das pessoas que já confirmaram presença, dessa maneira fica mais fácil conseguir uma interação com eles;
- Não fique apenas falando baboseiras, faça com que as pessoas sem interesse no assunto em que você está dissertando;
- Saiba ouvir e mostre que tem interesse no que os outros estão falando;
- Tenha sempre cartões de visita em mãos para distribuir;
- Não fique sempre num cantinho isolado, ao invés disso circule no evento e mostre sua presença no local;
- Seja breve nos assuntos que vai falar, pois nesses eventos caso você prolongue demais pode ficar massivo e as pessoas não te darão atenção;
- Tenha um comportamento leve e não fique travado;
- Caso tenha pego contato com alguma pessoa, converse com ela depois do evento.
Rede de contato
A segunda forma é criar diretamente uma rede de contatos com pessoas do seu trabalho, amigos e colegas podem te ajudar de alguma forma na sua gestão profissional e você também pode acabar contribuindo com elas de alguma forma.
Como criar uma rede de contatos
Para criar essa rede de contato é bem simples, uma ótima forma de fazer isso é no trabalho, seja ele em uma empresa, loja ou coworking, por exemplo você pode convidar as pessoas para almoçar ou até ir tomar um café, mas evite ser aquele colega muito pegajoso ou então que acaba cobrando demais as pessoas. Ao invés disso, seja atencioso, converse e até aceitei os convites deles para quem sabe um happy hour.
E é possível conseguir essas conexões participando dos eventos da empresa, assim você consegue conversar com mais pessoas do ambiente. Também ofereça ajuda quando possível, dessa forma outros profissionais começaram a ver o tamanho da sua disposição.
Networking nas redes sociais
Networking nas redes sociais é uma das maneiras mais fáceis de se fazer isso criando um relacionamento profissional de alto nível com pessoas e empresas relacionados a sua área. Estar online já é uma forma muito boa de iniciar a sua rede de contatos dentro das mídias sociais, mas além disso é preciso produzir conteúdo relevante que te faça se destacar no meio.
Como fazer networking nas redes sociais
Para que o networking funcione de uma forma funcional em relação às redes sociais é necessário usar todas as ferramentas disponibilizadas pelas mídias sociais, principalmente aquelas que estou mais em alta no momento.
Primeiro analise qual é o seu público alvo em relação ao networking, então vá para a rede social onde estão essas pessoas. Crie conteúdos que te façam ter destaque e visibilidade entre as pessoas, também aproveite para conversar e até interagir com os posts de outras empresas de influências.
Conteúdos que geram informação e até sejam um convite às pessoas para discussões ou debates, são ótimas alternativas para iniciar essa rede de contatos.