Coordenar ou compor uma equipe no ambiente corporativo nem sempre é tarefa fácil: o desalinhamento de ideias e os diferentes ritmos de trabalho, por exemplo, são alguns empecilho que impedem a equipe de alcançar bons resultados. No artigo de hoje, contudo, te daremos algumas dicas de como montar uma equipe eficiente e propícia ao sucesso!
O que é uma equipe
Para muitos, o significado de “equipe” pode remeter a qualquer grupo de indivíduos, mas para que um conjunto de pessoas se constitua de fato como equipe, é preciso que haja um propósito para aquela união. Não à toa, pensamos em equipes de trabalho, equipes escolares, equipe de esportes, etc.
Mas, mais que um grupo de pessoas reunidas em prol de algo, ampliamos o sentido de equipe para a subjetividade de cada componente do grupo. Afinal, não é possível compor uma equipe de “peças automatizadas”, de objetos inanimados: uma equipe é sempre composta de gente, de pessoas que possuem suas próprias particularidades, que podem ser qualidades e defeitos.
Por isso, na hora de montar uma equipe no ambiente corporativo, conhecer os pontos altos e os defeitos de cada componente poderá te ajudar a montar uma equipe forte e otimizará o trabalho em equipe.
Qual a importância do trabalho em equipe
Embora soe contraditório, o trabalho em equipe pode contribuir – e muito! – para o nosso desenvolvimento individual. Nós sabemos que trabalhar em equipe pode ser um martírio para muita gente. Afinal, que equipe não tem problemas? Entregas fora do prazo, falta de comunicação, convergência de ideais, etc. são apenas alguns dos milhares de empecilhos que podem te fazer querer fugir do trabalho em equipe. Mas calma! Trabalhar em equipe tem sua importância e suas vantagens!
Desenvolver algo em conjunto proporciona, antes de tudo, a sensação de pertencimento ao grupo, de somar e fazer-se útil. A possibilidade de compartilhar ideias e aprimorar projetos também são vantagens que só se pode alcançar quando trabalha-se em equipe! Ah, e o trabalho em equipe ainda pode te ajudar a aperfeiçoar habilidades sócio-comunicativas, como:
- a escuta ativa dos demais membros da equipe;
- a capacidade de liderar de maneira inteligente;
- aprender a resolver problemas de forma racional.
Quanto aos desafios, o trabalho em equipe pode te ajudar a lidar com situações adversas!
Como montar uma equipe de sucesso
O primeiro passo para montar uma equipe de sucesso é delinear qual propósito une o grupo. Somente com o propósito definido é que você poderá traçar quais metas e objetivos deverão ser alcançados ao longo do percurso e quais funções serão necessárias para a execução do projeto.
Se o propósito da equipe é executar uma campanha publicitária para as redes sociais, por exemplo, você certamente precisará de um analista de mídias sociais para selecionar as pautas, um redator de conteúdo para produzi-las, um designer para compor as peças gráficas das publicações, etc. Com propósito e funções em mãos, tá na hora de analisar o quadro de funcionários para selecionar os melhores membros para compor a equipe.
Membros da equipe
Se você já cumpriu os passos do tópico anterior, chegou o momento de escolher os membros da equipe de trabalho! O principal critério para escolher os membros da equipe é delinear o perfil do projeto e, consequentemente, das funções que serão executadas. Isto é, seguindo o exemplo da seção anterior, cada redator de conteúdo segue um estilo de escrita e tem seu próprio jeito de comunicar-se com o público. Dependendo do tom que você pretende conferir ao seu projeto, a redatora X pode se adequar melhor que o redator Y – daí a importância de conhecer as particularidades da sua equipe de funcionários!
Equipe de funcionários
OK, você seguiu as dicas dos tópicos anteriores e já selecionou os melhores membros para compor a sua equipe de trabalho, mas não pare por aí! De nada adianta reunir um grupo aleatório de pessoas sem orientações para executar um projeto. Nesse quesito, ainda é preciso promover o alinhamento de ideias e a gestão de pessoas da equipe, o que significa reunir os membros para promover a integração da equipe uns com os outros, apresentar o projeto e seu plano de execução e, por que não, abrir espaço para aprimoramento do projeto. Preparar, gerir e orientar são tarefas que exigem as habilidades de um líder!
Líder de Equipe:
Liderar uma equipe pode ser tão trabalhoso quanto gratificante! Afinal, ser um bom líder de equipe exige habilidades como organização, escuta ativa, capacidade de gerir pessoas e resolução de problemas, etc. Além disso, é necessário ter postura e ser alguém positivo: afinal, como veremos a seguir, motivar a equipe também faz parte do papel de um líder! Também é preciso saber comunicar-se, seja para esclarecer suas ideias e suas prioridades, seja na hora de dar FeedBacks aos membros da equipe – não deixe a empatia de lado!
Qual o papel de um líder
Preparar, gerir e orientar são funções que, anteriormente, já conferimos ao papel de um líder, mas que tal entender melhor cada uma dessas funções de líder?
Quando falamos em “preparar” a equipe, queremos dizer que o líder é responsável por:
- Esclarecer os propósitos do projeto e quais metas e objetivos pretende-se alcançar;
- Estimular a criatividade dos membros da equipe e o uso de suas habilidades.
E quando falamos em “gerir”, o que queremos dizer? Bom, falamos de:
- Designar tarefas e prazos de acordo com o perfil dos membros da equipe;
- Motivar a equipe a fim de estimular os membros a darem seu melhor!
Por fim, quando falamos de “orientar”, falamos em:
- Organizar a equipe visando o avanço do projeto;
- Saber ouvir e devolver FeedBacks aos membros;
- Driblar, com a ajuda dos membros, possíveis desafios que venham a surgir!
Acompanhamento profissional
Agora que você já sabe como montar uma equipe e como ser um bom líder, é preciso encaminhar a sua equipe para o sucesso – e isso se faz com um bom acompanhamento!
O acompanhamento profissional da equipe faz parte da gestão de tarefas e nada mais é que estar a par do que e como andam as coisas no desenvolvimento do projeto. Mas cuidado: acompanhar a equipe não significa dar pitaco no que os membros estão fazendo ou, muito menos, fazer cobranças excessivas relacionadas a prazos, etc. Não seja chato!
Uma dica para acompanhar a sua equipe de forma profissional é por meio de planilhas. Direcione tarefas e estabeleça prazos e experimente deixar que os próprios membros da equipe façam atualizações de como andam as tarefas, se estão em andamento, se já foram entregues, se estão atrasadas, etc. Caso necessário, utilize um espaço privativo para conversar com algum membro específico da equipe.
Objetivo profissional
Até aqui, você já deve ter compreendido a importância de estabelecer o objetivo da equipe antes mesmo de montá-la, não é mesmo? Mas, mais que definir o propósito do grupo, é importante dar sentido ao objetivo profissional que se pretende alcançar. Nessas horas, é importante reunir-se com a equipe antes mesmo de dar início aos trabalhos para que os objetivos estejam claros para todos os membros!
Como traçar objetivos profissionais
Os objetivos profissionais dentro de uma equipe devem ser pensados visando a plena execução do projeto e, sobretudo, realizáveis pelo grupo. Afinal, de nada adiantará estabelecer objetivos mirabolantes, que os membros da equipe não conseguirão alcançar – ou pior, objetivos que, pela impossibilidade de realização, podem atrapalhar o desenvolvimento do projeto. Assim, ao estabelecer os objetivos profissionais de sua equipe, leve em conta o desempenho individual de cada membro.
Relacionamento
O relacionamento é outro tópico bastante significativo quando falamos do trabalho em equipe. Afinal, um dos pilares que movimenta o trabalho em equipe são os relacionamentos interpessoais que estabelecemos com o grupo. No entanto, como em qualquer interação humana, nem tudo são flores e sua equipe poderá passar por instabilidade no relacionamento. Na próxima seção, você saberá como propiciar um bom relacionamento em equipe e, sobretudo, como lidar com conflitos que podem surgir.
Bom relacionamento em equipe
Acredite, desenvolver ou manter o bom relacionamento em equipe não é nenhum bicho de sete cabeças. A comunicação, a assistência e, sobretudo, o profissionalismo são práticas que você deve manter em dia com os membros. Não sabe como? Nós temos algumas dicas:
- Durante o expediente, aproveite a pausa para o cafezinho para interagir e socializar com os membros da equipe. Seja gentil e pratique a escuta ativa!
- Seja solícito, mas não seja pedante! Se alguém requerer a sua ajuda na resolução de um problema ou execução de uma tarefa, ajude, mas não aja como se soubesse mais que os outros!
- Faça críticas construtivas! A dica é ressaltar uma qualidade do trabalho da pessoa para, depois, dar alguma sugestão de mudança.
Conflitos em equipe
Os conflitos em equipes de trabalho são praticamente inevitáveis, mas quando falamos em conflitos, não falamos necessariamente de brigas ou bate-boca. Os conflitos no ambiente de trabalho resultam principalmente de desalinhamentos ou convergências de ideias ou rodeiam um único indivíduo, cujo mau desempenho, por exemplo, pode estar atrapalhando o caminhar do projeto. No próximo tópico, te daremos algumas dicas de como lidar com conflitos em equipes de trabalho.
Como lidar com conflitos em equipe
O primeiro passo para lidar com conflitos na equipe é identificar o problema. Se estamos lidando com uma equipe de ação publicitária para redes sociais, por exemplo, antes de desenvolver os textos, o redator precisará saber quais pautas e qual linguagem foram definidas pelo analista de mídias sociais. Nesse caso, a origem do conflito não está no redator que ainda não produziu os textos e, sim, no analista de mídias que ainda não definiu as estratégias das publicações – o líder, portanto, deve acionar o segundo membro citado.
Conforme já adiantamos, o segundo passo para lidar com conflitos em equipe é acionar o princípio do problema – mas é preciso ter tato! Afinal, chegar distribuindo broncas pode inflar ainda mais o conflito.
Em conflitos que envolvem um único indivíduo, como nosso exemplo, o ideal é falar-lhe em particular e de maneira empática, buscando encontrar a raiz do problema. Nessas horas, não aponte culpados: procure saber se houve dificuldade para compreender os comandos de execução do projeto, ou se há algo impedindo o exercício de suas funções. Já se o conflito envolver mais de um indivíduo, convoque uma reunião para que, juntos, de forma dialogada, possam encontrar uma solução para o conflito. Nessas horas, é importante manter a calma e estar disposto a restabelecer prazos, metas e funções.
Como motivar uma equipe
Você certamente já ouviu falar que uma equipe motivada tem melhor desempenho e gera melhores resultados – isso é fato e, não à toa, Abraham Maslow popularizou-se no ramo de gestão de pessoas com teorias voltadas para a motivação dos indivíduos. Para a gestão de pessoas dentro de uma equipe de trabalho, interessa-nos pensar na “estima” e a “autorrealização” dos membros. Por isso, nos tópicos a seguir, daremos algumas dicas de como motivar uma equipe!
Reconhecimento do trabalho
Um FeedBack positivo pode ser de grande valia para a estima e a autorrealização dos indivíduos, mas não basta apenas dizer “você fez um bom trabalho”: é preciso reconhecer o valor do trabalho feito. Em outras palavras, é importante elaborar um retorno detalhado para os funcionários, que reconheça o crescimento individual de cada membro do grupo, elogiando pontos específicos de sua respectiva trajetória e articulando-o com a importância do trabalho em equipe. Se possível, dê um bônus pelo trabalho feito!
Bônus de Equipe
Não interprete “bônus de equipe” como presentear seus funcionários, se é que podemos chamar de presente, com bombons de qualidade duvidosa – afinal, o esforço da sua equipe certamente não vale um bombonzinho sem graça. Assim, o bônus de equipe deve fazer com que seus funcionários sintam-se de fato acolhido e valorizado pela empresa. Não sabe o que fazer? Nós temos algumas dicas!
- Proporcione um dia de folga para cada membro da equipe. A dica é fazê-lo de forma alternada, para que você não fique sem nenhum funcionário ativo no dia em questão.
- Presenteie-os com cursos ou entradas para congressos que tenham a ver com o nicho de atuação da empresa.
- Se possível, ao meio e/ou ao final do projeto, promova um momento de descontração com toda equipe!
Conclusão
Estamos chegando ao final da nossa conversa e esperamos que você tenha compreendido que, embora o trabalho em equipe seja de fato trabalhoso, com uma boa gestão de pessoas, é perfeitamente possível montar uma equipe eficiente. E lembre-se: guiar uma equipe para o sucesso não é tarefa fácil, mas acreditamos no seu potencial!