7 dicas para se tornar um empreendedor de sucesso

7 dicas para se tornar um empreendedor de sucesso

A partir do momento que você abre uma empresa, seja ela em um espaço comercial, em casa ou em um coworking, automaticamente se torna um empreendedor e para que os negócios fluam de maneira próspera e eficaz é preciso saber como empreender.

É fato que não existe um método pronto para ter sucesso com o empreendedorismo e por isso pode parecer algo bastante desafiador, mas sabendo aplicar algumas técnicas e explorando mais seus próprios conhecimentos, as chances de fazer seu negócio alavancar são gigantescas.

Vamos deixar claro que para destacar uma empresa, independentemente do ramo da mesma, é preciso agir com sabedoria, buscando constantemente aumentar o seu repertório de aprendizagem e desenvolvendo o dom de ver oportunidades onde ninguém mais veria.

Para te ajudar a desenvolver essas habilidades, separamos 7 dicas que, quando implementadas, podem contribuir para o sucesso da sua empresa.

7 dicas para se tornar um empreendedor de sucesso

O que é ser empreendedor

Empreendedor vem do latim “prendĕre” e significa “pegar ou agarrar” algo. O nome faz jus a ação que representa, uma vez que o empreendedor precisa encontrar oportunidades e agarrá-las.

A pessoa que faz o empreendedorismo é aquela que estimula um negócio a ir para frente e ter bons resultados, desenvolvendo estratégias, investindo tempo e dinheiro para que a empresa tenha destaque, se tornando referência no ramo.

O papel de um empreendedor é extremamente necessário tanto para empresas de pequeno porte que ainda estão no início de suas atividades, como para empresas grandes e que já possuem um certo reconhecimento.

Como ser um empreendedor de sucesso

Para ser um empreendedor de sucesso o primeiro passo é conhecer a sua empresa, os produtos ou serviços que estão sendo vendidos nela e os público-alvo da mesma. Identificando e conhecendo esses pontos, fica mais fácil aplicar as demais técnicas.

Então antes de aplicar as dicas que apresentaremos a seguir, primeiramente pegue um caderno ou abra seu bloco de notas do celular e responda às seguintes questões.

Sobre a empresa:

  • A empresa é física ou virtual;
  • Qual é o ramo da empresa;
  • Qual é o objetivo da empresa;
  • Quem são seus concorrentes;
  • Liste 5 pontos fortes e 5 pontos fracos da empresa.

Sobre os produtos/serviços:

  • Quais são os produtos/serviços;
  • Como esses produtos/serviços podem ajudar as pessoas;
  • Qual é o diferencial dos seus produtos/serviços comparados com a concorrência;
  • Você tem um bom conhecimento ou estudo sobre esse produto/serviço (caso não tenha é ideal que estude mais sobre o assunto ou até invista em um curso sobre o mesmo).

Sobre o público-alvo (monte entre 1 a 3 perfis):

  • Nome, idade, estado civil, profissão e se tem filhos;
  • Como é sua aparência física e estilo;
  • Qual a sua rotina;
  • Qual o maior objetivo de vida do mesmo;
  • Quais são suas principais preocupações atualmente;
  • Cite 5 coisas que o deixa feliz e 5 coisas que o deixa frustrado;
  • Quais são seus hobbies;
  • Qual rede social esse cliente mais costuma usar;
  • Essa pessoa faz mais compras em lojas físicas ou online.

Lembrando que para definir o público-alvo você deve criar personagens fictícios respondendo as questões acima. As personas devem ser criadas se baseando no perfil de pessoas que geralmente tem interesse no ramo em que a sua empresa atua. Por exemplo, supondo que seu negócio seja focado na venda de medicamentos manipulados, provavelmente a maior parte das vendas serão feitas para idosos, sabendo disso basta criar o perfil o mesmo.

Depois de responder todas as questões e saber exatamente qual é o modelo da empresa, o ramo dos produtos e quem consome os mesmos, você já pode começar a aplicar as demais técnicas citadas abaixo.

Como ser um empreendedor de sucesso

Disciplina de empreendedorismo

Uma pessoa bem disciplinada sabe manter o foco não deixando que coisas banais a distraiam, valorizando aquilo que é importante para o bom desenvolvimento e crescimento da empresa. A boa disciplina também faz com que a pessoa pare de limitar a sua visão sobre as coisas, ou seja, um empreendedor consegue encontrar as soluções para os problemas empresariais com mais facilidade, bem como não ficar esperando que as coisas caiam do céu ou os funcionários façam as atividades, se pode fazê-lo simplesmente vai lá e faz.

Como ser mais disciplinado

Ainda que a disciplina seja fundamental, muitas pessoas têm dificuldade para desenvolver isso, mas não fique apreensivo pois esse processo não pode ser conquistado da noite para o dia. Leva tempo até que isso seja aperfeiçoado.

Para melhorar a sua disciplina, primeiramente avalie tudo aquilo que está contribuindo para empacar o seu trabalho e não apenas a falta de disciplina, não jogar toda a culpa da sua falta de organização sobre isso ajuda a melhorar o desenvolvimento.

Depois disso, comece a mudar seus hábitos diários a partir das ações, veja como:

  • Diga “não” quando necessário;
  • Organize seu ambiente de trabalho;
  • Tenha controle sobre seu tempo, preferencialmente estabeleça seus horários;
  • Respeite a sua energia, bem como o seu cansaço descansando quando necessário;
  • Elimine a procrastinação;
  • Dê um basta nos vícios (olhar toda hora a tela do celular, conferir se tem novas mensagens, gastar tempo em assuntos irrelevantes, fazer reuniões repentinas para matar tempo, etc);
  • Ao invés de ser um multitarefa, realizando diversas atividades ao mesmo tempo, prefira fazer uma por vez, assim você não perde tanta energia.

Recomendamos que tire um tempo em uma sala privativa, então analise todas as tarefas que são essenciais para a sua empresa, comparado a tudo aqui que está implicando de alguma forma para a falta de sucesso. Realize essa atividade com calma e paciência.

Como ser mais disciplinado

Estudo de mercado empreendedorismo

Estudar o mercado e se manter sempre atualizado sobre o mesmo é uma das peças chaves para conquistar o sucesso no empreendedorismo. É assim que você consegue manter a sua empresa com os produtos e serviços mais atuais do mercado.

Esse estudo deve ser feito não só sobre aquilo que é ofertado pela sua empresa, mas também sobre as redes sociais. Acontece que atualmente as pessoas estão muito ligadas nas redes e tudo o que acontece lá logo vira uma trend, principalmente no TikTok e no Instagram. São essas as oportunidades que você pode aproveitar para viralizar a marca, busque aquele tipo de conteúdo que mais se encaixa com o seu empreendimento e invista no mesmo.

Para que a empresa tenha um desenvolvimento mais rápido e eficaz, você pode compartilhar o mesmo com os demais funcionários em um auditório de treinamento, conhece mais sobre o mercado eles poderão contribuir com mais eficiência para a empresa.

Pedir ajuda

Pedir ajuda ao contrário do que muitos pensam não é um sinônimo de fraqueza, mas sim de que você é uma pessoa que pensa grande e por isso está sujeito a receber sugestões e ideias de outras pessoas.

Conversar com outras pessoas, seja na própria empresa, nas redes sociais, em eventos corporativos ou até em um espaço coworking é uma forma de desenvolver boas ideias e aumentar o seu repertório de conhecimento e soluções. Aproveite esses momentos para apresentar às pessoas algo que você está planejando, mas ainda não tem certeza se pode dar certo, ou então peça ajuda a eles para a solução de um problema.

Lembre-se que o trabalho sozinho pode até ir mais rápido, mas o trabalho em equipe vai mais longe, fica a dica!

Pedir ajuda

Empreendedorismo persistência

Empreendedorismo e desistência são duas palavras que não combinam e jamais devem estar presentes na mesma frase, isso porque um bom empreendedor é aquele que persiste. Entenda que no início é comum que as coisas não sejam como você imaginou, o número de vendas pode variar muito, o lucro pode não ser tão alto e a visibilidade ainda ser pouca. Mas é assim que as coisas funcionam, não dá para iniciar um trajeto começando pelo fim dele.

Tenha paciência e não desista, ao invés disso responda às seguintes perguntas:

  • Por que isso não deu certo?
  • O que está impedindo que esse processo tenha uma boa evolução?
  • O que posso fazer para mudar isso?

Depois de respondê-las, ergue a cabeça e tente novamente. Empreendedores não são gênios da lâmpada que já tem as respostas prontas, e sim pessoas fortes e persistentes que acertam, mas também erram e aprendem com esses erros.

Exemplo de persistência no empreendedorismo

Ter persistência sobre algo no ramo do empreendedorismo se refere a coisas grandes e também as pequenas, que apesar de parecerem banais podem interferir na perspectiva de alguém.

Vamos utilizar um exemplo para que entenda melhor, certamente você conhece o Mcdonalds, essa rede de fastfood é mundialmente famosa por conta dos seus deliciosos hambúrgueres, mas será que eles acertaram essa receita logo na primeira tentativa? Evidentemente que todos os lanches oferecidos pelo mesmo passam por todo um processo de análise de sabor, caloria, nutrientes e diversos outros, então acredite, até mesmo uma rede tão famosa comete alguns erros.

Feedback

O feedback é um método ao qual as pessoas, principalmente clientes, podem dar suas opiniões sobre o atendimento, o serviço e os produtos da empresa.

Importância dos feedbacks

Quando os clientes dão o feedback geral sobre a empresa, independentemente se for positivo ou negativo, é de fato muito importante para a evolução da mesma. Com base nestas opiniões o empreendedor por continuar investindo em uma ideia, aprimorá-la ou então descartá-la.

O feedback também é útil nas redes sociais, isso porque atuam como provas reais de que o seu produto ou serviço é de fato de qualidade e confiável. Por isso, estimule seus clientes a oferecerem os seus feedbacks.

Importância dos feedbacks

Empreendedorismo e planejamento

Tudo se inicia com um bom planejamento, o empreendedor não pode querer atingir o sucesso e não se planejar para que isso aconteça. Aliás, como algo vai dar certo sem que tenha uma base para que seja concretizado? É quase como construir uma casa colocando as portas antes de erguer as paredes, com toda certeza não daria certo.

Então foque em um bom planejamento, isso melhora a gestão empresarial e gera melhores resultados. Para facilitar, utilize planers, blocos de notas e sistemas operacionais.

Empreendedorismo e inovação

Quando algum produto que você usa diariamente acaba, você vai até uma loja comprar outro e lá se depara com outros diversos itens iguais aos que você já utiliza normalmente, você irá preferir comprar aquela marca desconhecida ou então a que já está acostumada? Nesse caso muitas pessoas prefeririam a marca que já conhecem até porque os produtos são iguais mesmo.

Agora imagine essa ideia voltada para a sua empresa, é exatamente assim que os clientes vão se sentir diante dos produtos e serviços que você oferecer caso eles sejam só mais uma versão daqueles que já estão presentes no mercado.

Para que isso não aconteça você deverá investir em ideias inovadoras, não quer dizer que precisará inventar um aparelho super tecnológico que nenhuma outra empresa pensou antes, na verdade é bem mais simples do que isso.

Ideias inovadoras podem vir até mesmo da aprimoração de produtos já existentes, um bom exemplo são os cílios postiços. Esse é um item muito famoso no mundo da maquiagem, mas muitas pessoas apresentam dificuldades em colar os mesmos, foi então que alguém criou os cílios com cola magnética que são fáceis de aplicar e evitam toda a bagunça que gera o modelo tradicional.

Outro exemplo mais simples são os mimos, principalmente para lojas online, as pessoas adoram quando recebem suas encomendas e dentro da caixa vem um item a mais, ao qual ela não esperava, isso é muito positivo para gerar bons feedbacks.

Empreendedorismo e inovação

Como ter ideias inovadoras

Para desenvolver o dom de ter boas ideias para o seu negócio, um bom começo é validar qualquer que seja a ideia, independentemente se parecer algo bobo ou não. Anotando todas elas, em algum momento você conseguirá ter uma boa visão geral e até aprimorá-las, é nesse ponto que geralmente surgem as soluções inovadoras. Uma estratégia que pode ser utilizada é a realização do brainstorming com a ajuda de outras pessoas da equipe em uma sala de reuniões.

Buscar a criatividade em outros ambientes também é um ponto, por exemplo, tendemos a absorver muito conteúdo olhando vídeo clipes, ouvindo músicas, assistindo filmes, conhecendo artistas novos. Sim, é exatamente isso o que você está vendo, é possível melhorar a criatividade e desenvolver boas ideias utilizando o entretenimento. Esse é na verdade um dos principais meios para se conseguir isso.

Além disso, outros pontos cruciais são alguns bem simples, tais como:

  • Se manter saudável;
  • Ter uma boa alimentação;
  • Praticar exercícios que relaxem a mente (meditando, ouvindo música, etc);
  • Respeite o cansaço do seu corpo e da sua mente fazendo pausas quando se sentir sobrecarregado;
  • Se desconecte um pouco das redes e explore mais os ambientes ao seu redor.

Esses são todos pontos que podem ajudar a desenvolver a sua criatividade, e o último deles se refere a idealização da perfeição. Muitas pessoas acreditam que ser “perfeito” é a chave para tudo, algo sem falhas, sem erros, totalmente aproveitável e usual para todos. Essa é na verdade uma ilusão, pois a perfeição é um estágio inalcançável e pensar muito nela acaba atrasando o processo das pessoas, então pare de idealizar essa ideia se quiser progredir.

Conclusão

E então, você está pronto para se tornar um empreendedor de sucesso? Já praticou ou pratica algum desses hábitos citados acima?

Pois então comece a fazê-los e verá uma grande evolução pessoal e também no seu negócio. Todas essas técnicas estimulam o autodesenvolvimento do empreendedor, bem como aumenta o conhecimento sobre a empresa.

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